A exposição de longa duração é baseada no livro Textos para a História de Sergipe publicado pela Universidade Federal de Sergipe e pelo Banco do Estado de Sergipe, sob a coordenação da Profª Diana Maria de Faro Leal Diniz.
Tem como enfoque temático o Homem de Sergipe – seu processo histórico, suas particularidades e perspectivas. Os textos musealizados para a exposição são os resultantes das pesquisas científicas realizadas pelas professoras Beatriz Góis Dantas, Lenalda Andrade Santos, Maria Andrade Gonçalves, Maria da Glória Santana de Almeida e Terezinha Alves de Oliva.
A proposta museológica foi elaborada pela museóloga Cristina Bruno, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo que, à época, era consultora do Núcleo Museológico da Universidade Federal de Sergipe.
A exposição foi estruturada no seguinte plano museográfico :
· Apresentação do tema: Território Sergipano;
· Primeira Parte: A Conquista do Território e da População;
· Segunda Parte: As Estruturas de Poder que moldaram a Sociedade;
· Terceira Parte: A República Brasileira e Sergipe;
· Quarta Parte: A Organização do Trabalho: a importância da mão-de-obra sergipana
· Quinta Parte: Evidências de um processo histórico dependente: a cultura do açúcar;
· Sexta Parte: Evidências de um Sergipe em Desenvolvimento;
· Sétima Parte: As formas de representação da Cultura Sergipana
Convidamos o público em geral para uma visita virtual. Entende-se que o Museu do Homem Sergipano encontra-se interditado para reforma e restauração, e em breve estaremos com uma releitura da exposição após o seu processo de avaliação e do que está sendo apresentado.