Seg, 04 de julho de 2022, 11:07

Estudantes da UFS são recepcionados em Corredor Científico
Calouros e veteranos estão conhecendo mais sobre ações da universidade
Fotos: Schirlene Reis/Ascom UFS

Com o início do semestre letivo 2022.1 de forma presencial, a Universidade Federal de Sergipe (UFS) recepcionou os seus calouros e veteranos de uma forma diferente nesta segunda-feira, 4. Foi montado um Corredor Científico que engloba apresentações de banners, entrega de fôlderes e alunos, servidores e professores disponíveis para tirar dúvidas e apresentar pontos da universidade.

Para Renata Costa, professora do Departamento de Letras Vernáculas e coordenadora na Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (Posgrap), esse é um evento que trabalha o acolhimento desses alunos, inclusive daqueles que não são calouros, mas ainda não tinham passado pela experiência de ter aulas presenciais devido à pandemia.

1g6a9328

“É uma forma de divulgar os projetos de extensão, as coordenações, a iniciação tecnológica, iniciação científica e até demonstrar que é possível fazer pesquisas fora do país, estudar. A gente veio aqui para mostrar o que a UFS tem a oferecer”, explica.

Informações

Renata informa que no decorrer do dia os alunos vão sendo abordados e recebem diversas informações. “Estamos distribuindo fôlderes, tem os banners também para eles lerem, temos um banner com QR Code para cada coordenação da Posgrap, trazendo informações de cada uma dessas coordenações. É importante frisar que não é só para os calouros essa programação. A gente tem alunos que há dois anos e meio estão na universidade, mas de forma remota, então é a primeira vez que eles estão entrando aqui fisicamente, a gente percebe que eles estão como se fossem calouros, não conhecem os prédios e não conhecem os programas que a gente tem para oferecer”, ressalta Renata Costa.

1g6a9308

Outra pró-reitoria diretamente envolvida com a iniciativa é a de Extensão, gerida pela professora Sueli Pereira. “Estamos participando desse Corredor Científico, que envolve a extensão e a pesquisa, com diversas apresentações. São banners, atividades que os discentes fizeram em disciplina e estão podendo mostrar para os calouros. Nessa oportunidade temos também um momento de integração entre as pró-reitorias da universidade”, pontua Sueli.

“No momento que o estudante chega são muitas coisas para visualizar aqui. Eles são convidados a apreciar diversos materiais, como os banners, as atividades, tem plaquinha falando sobre a extensão, sobre a pesquisa, eles conseguem ter conhecimento sobre disciplinas, sobre outros conteúdos, sobre materiais que estão expostos, sobre projetos que já estão em execução ou já executados, enfim é todo um processo de acolhida mesmo”, detalha a pró-reitora.

1g6a9314

Receptividade

A estudante Letícia Andrade, do 3º período de Medicina Veterinária, aprova a ideia do Corredor Cultural. “A gente teve agora na minha turma um mês de aulas práticas e estou muito feliz por hoje estar aqui ajudando a recepcionar os calouros, para eles terem também uma base de como é a matéria da anatomia, porque aqui no corredor também tem apresentações de anatomia. Isso é bem importante para eles terem um primeiro contato, com a matéria e com o curso no geral. É algo mais interativo para eles já se empolgarem um pouco mais”, declara Letícia.

“É uma coisa muito legal para o primeiro dia, o primeiro contato físico com a universidade, é uma oportunidade que eu não tive e que eu gostaria de ter tido, porque entrei na UFS durante a pandemia. Meu primeiro contato foi totalmente remoto, mas quem chega de forma presencial está sendo estimulado a se aprofundar mais e desenvolver o interesse em matérias, fica tudo mais dinâmico”, opina a estudante.

1g6a9338

Também no Corredor Científico, a estudante Monise Silva, graduanda em Letras Vernáculas, teve a oportunidade de conhecer pessoalmente uma das suas professoras, que até então só havia sido vista de forma remota. “Esse primeiro dia presencial está sendo bem caloroso, principalmente pelo fato de ter tantas pessoas aqui reunidas, convivendo. Estou me sentindo com a mesma energia de um calouro de primeiro período, porque estou conhecendo pessoas, revendo, vendo pela primeira vez presencialmente a minha professora, então acredito que essa energia vai contribuir positivamente também na educação, por dar motivação para os estudos, então acredito que essa volta só venha para somar mesmo”, comemora Monise.

1g6a9322

Continuidade

O Corredor Científico ficará disponível até as 20h no acesso à UFS via terminal de ônibus, na lateral da Didática 5. À tarde, a partir das 15h, tem apresentação cultural da Orquestra de Câmara Jovem do Rosa Elze, no Auditório da Reitoria. Das 15h30 às 16h30, fala de boas-vindas do reitor, pró-reitorias e diretorias de Centro. Às 16h30, trote ecológico ao lado da Bicen

Na quarta, 6, haverá uma manhã com atividades da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (Posgrap). O evento iniciará às 8h15 com os coordenadores da pró-reitoria e, logo em seguida, haverá palestras sobre o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica (Pibiti), mobilidade internacional e condomínios de laboratórios. O encerramento da ação está previsto para 11h15.

Já no período de 5 a 7 de julho, as programações serão definidas por cada departamento, sendo que no dia 7, às 17h, ocorrerá a Culminância de Encerramento do Acolhimento 2022.1, com show musical da banda Coletivo Nosso Som.

Ascom UFS

Atualizado em: Seg, 04 de julho de 2022, 12:39